A acessibilidade para idosos permite que eles exerçam suas atividades cotidianas de forma independente e segura. Continue a leitura e entenda a importância.
Todas as pessoas acima de 60 anos de idade são consideradas idosas, ou como são chamadas comumente terceira idade. É normal que com o passar dos anos, ocorra a diminuição de algumas funções motoras e cognitivas, como a perda da mobilidade e vigor físico.
Com isso, muitas vezes é preciso que os ambientes sejam adaptados, para que as limitações típicas da idade não impeçam que os idosos exerçam suas atividades diárias.
Ambientes ou equipamentos impróprios, por exemplo, podem acarretar uma série de riscos e acidentes, provocando lesões e outras diversas consequências, impactando ainda mais a sua mobilidade.
Desta forma surge a necessidade de adaptar os espaços para atender às suas necessidades e torná-los acessíveis e confortáveis, prevenindo assim os riscos de acidentes. Continue a leitura e entenda mais sobre a importância da acessibilidade para idosos.
O que é acessibilidade?
Acessibilidade é a oportunidade de acessar aos locais, serviços, entre outros, de maneira segura e autônoma, sem que nem um tipo de barreira impeça esta ação.
A acessibilidade possibilita que pessoas com mobilidade reduzida, deficiência, ou outros fatores impossibilitantes, possam realizar normalmente as atividades diárias.
Desta forma, a acessibilidade pode ser empregada em diversas áreas, como em residências, veículos, equipamentos, espaços públicos, mobiliários, meios de comunicação, entre outros.
Importância da acessibilidade para idosos
A acessibilidade possibilita que os idosos realizem as suas atividades de forma independente, fazendo com que se sintam mais prestativos e independentes.
Ter a liberdade de se movimentar e ir aonde quiser é importante, principalmente para a saúde mental dos idosos. Por isso a acessibilidade é tão importante e necessária.
Desta forma, a acessibilidade para idosos é a condição fundamental para que os mesmos se sintam parte integrante da sociedade e para que possam exercer as suas atividades do dia-a-dia de maneira independente e segura.
Acessibilidade para idosos em casas e estabelecimentos
Cada tipo de necessidade requer adaptações diferentes. Porém, existem as que são mais comumente vistas, são elas:
Rampas de acesso
As rampas de acesso são ótimas substitutas das escadas, principalmente na entrada dos estabelecimentos. Elas impedem que os idosos tropecem, além de possibilitar ter fácil acesso de cadeiras de rodas ao local, se assim for necessário.
Em locais onde não é possível a construção de rampas, plataformas elevatórias, por exemplo, podem ser utilizadas.
Portas mais largas
As portas mais largas possibilitam e facilitam a passagem e locomoção dentro dos ambientes, especialmente no caso de idosos ou pessoas com deficiência que dependem de cadeiras de rodas ou andadores.
Móveis sem quinas
Muitos idosos costumam ter mobilidade reduzida e, às vezes, utilizam os móveis ao seu alcance como apoio ao se locomover. Desta forma, evitar móveis com cantos pontiagudos é a melhor forma de evitar impactos ou lesões.
Iluminação mais eficiente
Por conta da sua dificuldade de movimento e a redução ou dificuldade de visão, ter uma iluminação eficiente e apropriada é uma ótima maneira de evitar quedas, impactos ou acidentes.
Manter os ambientes bem iluminados melhora a sua mobilidade e evita assim os riscos de acidentes.
Barras de apoio
A colocação de barras de apoio é uma ótima maneira de evitar acidentes dentro dos ambientes. Isso porque, como seu próprio nome diz, elas servem de apoio e suporte para a locomoção.
Inclusive essa é uma adaptação comum dentro de banheiros, próximo aos vasos e chuveiros para facilitar suas atividades.
Pisos antiderrapante
O piso em locais úmidos, principalmente no banheiro, deve ser antiderrapante, evitando que o idoso escorregue e sofra qualquer tipo de acidente.
Além disso, é preciso evitar a colocação de tapetes escorregadios nos ambientes e, se for necessário, optar por opções emborrachadas ou de silicone que aderem ao chão.
Além destas adaptações há outras opções, que podem ser utilizadas de acordo com as necessidades de cada local e pessoa.
Acessibilidade para idosos em veículos
No deslocamento e na utilização de veículos as adaptações também são necessárias.
Na grande maioria, os carros são baixos, dificultando que os idosos acessem o interior do veículo. Além disso, a redução de mobilidade também dificulta a ação de entrada e saída do veículo.
Para facilitar esse transporte, alguns equipamentos podem ser utilizados, como o Banco de Transferimento, a Base Giratória Automotiva e o Asachair. Estes e outros equipamentos disponíveis no mercado são utilizados para promover ao passageiro com dificuldades de locomoção, o embarque e desembarque de forma facilitada.
Estes equipamentos permitem que o idoso tenha facilidade de acessar o veículo, além de serem ótimos equipamentos para quem utiliza cadeira de rodas, por exemplo, pois possuem características diferenciadas.
Ou seja, contar com acessibilidade em estabelecimentos, casas e até mesmo veículos torna as atividades desenvolvidas pelos idosos mais fáceis e seguras, sendo essenciais para a sua qualidade de vida.
Para mais informações continue acompanhando o nosso blog!