Inclusão no mercado de trabalho: entenda a importância e os desafios

A inclusão no mercado de trabalho é essencial para pessoas com deficiência. Continue a leitura e conheça as principais vantagens e desafios!

A inclusão no mercado de trabalho ainda é um grande desafio dentro das empresas, mas também uma grande oportunidade de aprendizado. Além disso, é uma obrigatoriedade assegurada por lei.

Sem dúvidas, um dos principais desafios para a inclusão de pessoas com deficiência é o preconceito existente. Apesar de todos os esforços e avanços da nossa sociedade, ainda é uma realidade presente. 

Contudo, apesar dos desafios existentes, é uma oportunidade, porque possibilita principalmente a interação e inclusão social e assim a eliminação de barreiras e preconceitos existentes.

Desta forma, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma questão de responsabilidade social. Continue a leitura e saiba mais!

 

Qual a importância da inclusão social no mercado de trabalho?

Promover a inclusão social de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é fundamental para expandir a responsabilidade social e promover o bom relacionamento entre indivíduos independente de suas condições.

Ou seja, a inclusão no mercado de trabalho tem o poder de gerar um grande impacto social na vida dos indivíduos.

Além disso, estar ativo no mercado de trabalho é fundamental para garantir segurança financeira às pessoas. Afinal, é do trabalho que normalmente vem os valores necessários para o desenvolvimento das atividades e cumprimento das obrigações do dia a dia. 

A inclusão social de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, é fundamental tanto pela responsabilidade social, quanto pelo conhecimento de toda a equipe e pelo respeito proporcionado.

A atuação profissional proporciona diversos benefícios às pessoas com deficiência, dentre as quais a inserção social, o convívio e a possibilidade de fazer amigos e pertencer a um grupo social, e sentir-se parte integrante da sociedade.

Outro ponto importante, promover a inclusão no mercado de trabalho é uma excelente forma possibilitar que os demais profissionais aprendam a lidar com diferenças, estigmas e preconceitos.

 

O que diz a legislação sobre inclusão no mercado de trabalho?

Além de ser uma responsabilidade social, a inclusão desses profissionais no mercado de trabalho é também um dever da empresa, assegurado por lei.

Atualmente existe a Lei nº 13146 de 6 de Julho de 2015 – Inclusão da Pessoa com Deficiência, em vigor e que traz algumas disposições sobre o direito das pessoas com deficiência relacionado ao trabalho.

Conforme esta Lei:

  • A pessoa com deficiência tem o direito à sua livre e espontânea aceitação ao trabalho, em ambiente que seja acessível e inclusivo, com iguais oportunidades das demais pessoas;
  • Pessoas jurídicas, de setor público ou privado, tem a obrigação de garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos;
  • A pessoa com deficiência tem direito a oportunidades igualitárias as demais pessoas, com condições justas e apropriadas de trabalho, englobando também remuneração igual;
  • A pessoa com deficiência tem o direito à igualdade de oportunidades para participar de cursos, treinamentos, educação, planos de carreira, promoções, incentivos profissionais, bonificações e qualquer outros benefícios, oferecidos pelo seu empregador;
  • É vedada a restrição ao trabalho de pessoas com deficiência e qualquer tipo de discriminação;
  • É objetivo das políticas públicas promover e assegurar condições de acesso e permanência no mercado de trabalho de pessoas com deficiência.

banner com chamada para baixar o e-book O guia completo da adaptação veicular PCD

A colocação competitiva com oportunidades iguais às demais pessoas é uma forma de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho de acordo com as disposições da legislação trabalhista e previdenciária. Onde devem ser atendidas regras de acessibilidade, o fornecimento de recursos de tecnologia assistiva e adaptações razoáveis do ambiente de trabalho .

Além disso, de acordo com o exposto na Lei de Cotas nº 8.213, que dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social e outras previdências, as empresas com 100 ou mais colaboradores ficam obrigada a preencher de 2 a 5% das suas vagas com pessoas reabilitadas ou com deficiência, conforme o número de colaboradores da empresa.

 

De que modo as empresas podem viabilizar a inclusão social no mercado de trabalho?

A inclusão social no ambiente de trabalho visa garantir o acesso igualitário a todas as pessoas em âmbito profissional.

Ou seja, a empresa deve oferecer os mesmos benefícios, independente de suas condições. Contudo, alguns tipos de deficiências demandam adaptações para possibilitar o acesso e a execução das atividades de forma autônoma e segura.

 

Acessibilidade na arquitetura

Uma arquitetura acessível é essencial para garantir que pessoas com deficiência tenham acesso aos diversos ambientes, eliminando assim barreiras físicas.

Dentre algumas destas adaptações podemos citar rampas de acessos, banheiros acessíveis, áreas de trabalho adequadas e pisos táteis.

 

Acessibilidade na comunicação

A acessibilidade comunicacional refere-se às práticas de comunicação interpessoal, abrangendo a língua de sinais,  textos em braile, textos com letras maiores para pessoas com baixa visão e outros tipos de tecnologia assistiva.

 

 Acessibilidade instrumental

Tem por objetivo eliminar barreiras em utensílios, ferramentas e instrumentos, utilizados e necessários no desenvolvimento das atividades profissionais. Como por exemplo, software de leitura de telas.

 

Acessibilidade atitudinal

Todos os demais tipos de acessibilidade estão relacionados a acessibilidade atitudinal.

Isso porque refere-se a um conjunto de práticas interpessoais que retratam as condutas, atitudes e comportamentos que tem por objetivo diminuir as diferenças e eliminar barreiras sociais entre pessoas, como preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminação.

Alguns exemplos do emprego deste tipo de acessibilidade são treinamentos e direcionamentos sobre a conscientização e tratamento adequado das pessoas com deficiência e seus termos.

 

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é fundamental, tendo inclusive grande impacto na qualidade de vida..

Seja para o colaborador ou para a empresa, a contratação de pessoas ou profissionais com deficiência (PCD), é uma grande oportunidade de lutar contra o preconceito, garantindo que todos, independentemente das suas condições, possam participar da sociedade de forma igualitária.

Quer saber mais sobre o universo PCD? Acompanhe o nosso blog, por lá postamos diversos outros conteúdos relacionados a este universo!

banner com chamada para entrar em contato com os consultores da Asaflex e saber mais sobre os produtos

Mais Publicações

Asaflex 2023 – Todos os direitos reservados

Preencha seus dados para chamar um consultor no Whatsapp