Compreender de fato o que é acessibilidade é fundamental para que ações possam ser implementadas, garantindo a inclusão social a todos. Saiba mais!
Quando falamos em acessibilidade muitas pessoas imediatamente ligam este conceito a adaptações, como rampas e piso tátil, que são feitas em ambientes físicos.
Esse conceito não está errado, mas pode ser aprofundado, pois o real conceito do que é acessibilidade vai muito além. E é por isso que compreender o que é acessibilidade é fundamental para adoção de ações e práticas corretas.
O escritor Romeu Kazumi Sassaki é considerado o pai da inclusão social no Brasil, e durante seus estudos e pesquisas dividiu a acessibilidade em seis grupos: acessibilidade atitudinal, arquitetônica, metodológica, programática, instrumental e comunicacional, sendo atualmente consideradas mais duas categorias: natural e digital.
E para ajudar você a compreender o que é acessibilidade, preparamos esse conteúdo. Continue a leitura e confira!
Qual o significado de acessibilidade?
O conceito de acessibilidade está muito interligado com a inclusão social.
A acessibilidade é a condição de transposição de pessoas com quaisquer condições físicas e âmbito social.
Sendo assim é a condição fundamental e indispensável a todos e quaisquer processos de inclusão social, independente da sua natureza.
De maneira simplificada, acessibilidade é a qualidade do que é atingível, que tem acesso fácil a qualquer indivíduo e em qualquer âmbito, não somente a ambientes físicos.
Acessibilidade atitudinal
Se refere à percepção das outras pessoas sem qualquer tipo de preconceito, estigma, estereótipos e discriminações.
De forma geral, todos os demais tipos de preconceitos estão diretamente relacionados aos tipos de acessibilidade.Isso porque é a atitude que impulsiona a eliminação de barreiras.
Acessibilidade arquitetônica
A acessibilidade arquitetônica é uma das mais conhecidas, e que visa eliminar barreiras físicas em ambientes físicos e equipamentos urbanos.
Desta forma está diretamente ligada ao fornecimento de condições adequadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de outros indivíduos, para a utilização com segurança, autonomia total ou assistida dos espaços.
Alguns destes exemplos são rampas de acesso, banheiros adaptados e piso tátil.
Acessibilidade metodológica
Também conhecida como acessibilidade pedagógica, a acessibilidade metodológica relaciona-se à quebra de barreiras em metodologias de ensino.
Desta forma está diretamente ligada à concepção e atuação dos docentes. Ou seja, a forma como profissionais de ensino repassam o seu conhecimento, de maneira inclusiva e com o objetivo de remover as barreiras pedagógicas existentes.
Além disso, também está muito presente em ambientes corporativos por meio de postos de trabalho adequados às condições de cada colaborador.
Acessibilidade programática
A acessibilidade programática está associada às normas, leis e regimentos que estão relacionados à inclusão e à acessibilidade de pessoas com deficiência.
Um exemplo deste tipo de acessibilidade é a Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão e a Convenção sobre os Direitos da pessoa com deficiência.
Estas leis têm como finalidade possibilitar o avanço e garantir os direitos humanos a acessibilidade em todos os âmbitos.
Acessibilidade instrumental
Tem como finalidade superar barreiras em instrumentos, utensílios e ferramentas de estudo, em escolas, espaço profissional, recreação e lazer.
Programas de leitura de telas e sistema de braille são exemplos de acessibilidade instrumental.
Acessibilidade comunicacional
A acessibilidade comunicacional, como o próprio nome exemplifica, compreende as maneiras de atenuar as barreiras de comunicação.
Como exemplos de aplicação deste tipo de acessibilidade, podemos citar o closed caption, janela de libras, legendas, audiodescrição em vídeos e libras tátil.
Acessibilidade em transportes
Este tipo de acessibilidade tem por objetivo eliminar obstáculos não só de veículos, mas também de espaços utilizados pelos mesmos. Como pontos de paradas, calçadas, terminais, estações e quaisquer outros locais e equipamentos que estejam ligados às redes de transporte.
Assim, visa propiciar acesso seguro e fácil aos diversos meios de transporte a quaisquer pessoas.
Acessibilidade Digital
A acessibilidade digital tem como propósito eliminar barreiras de acesso ao meio digital, seja em sites, aplicativos ou documentos de formato digital.
Um exemplo deste tipo de acessibilidade é quando há acervos bibliográficos em braile ou em formato de áudio para que possa ser consultado por pessoas com deficiência visual, garantindo a possibilidade de acesso a universidades.
Acessibilidade Natural
Visa eliminar obstáculos impostos pela própria natureza, como pisos irregulares, praias, parques, vegetação e trilhas.
Cadeiras de rodas anfíbias são um ótimo exemplo de acessibilidade natural e que possibilitam que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida se desloquem em praias.
Ao longo deste conteúdo é possível compreender a ampla área que a acessibilidade abrange.
A promoção da acessibilidade solicita a identificação e eliminação de quaisquer obstáculos ao ser humano, independente de onde esta atividade for realizada.
Desta forma, a acessibilidade é um conceito que deve ser implementado em diversas esferas, garantindo inclusão social de todos os indivíduos, com ou sem deficiências, bem como segurança e autonomia.
Agora que você conhece um pouco mais de acessibilidade, acesse o nosso blog e confira mais informações sobre este universo!